Concurso PM PE terá edital publicado no primeiro semestre

Das vagas

O concurso PM PE 2018 está na iminência de ser publicado. O novo certame ofertará ao todo 580 vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • 500 vagas para o cargo de soldado PM PE
  • 60 vagas para o cargo de oficial PM PE
  • 20 vagas para o cargo de Bombeiro PM PE

Da banca organizadora

No dia 16 de março de 2018 saiu a dispensa de licitação da banca organizadora responsável por realizar o concurso da Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM PE 2018). A seleção será organizada pelo INSTITUTO DE APOIO À FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (IAUPE). Confira a publicação:

 

banca organizadora do concurso PM PE
banca organizadora do concurso PM PE

Remuneração PM PE

Foi encaminhado e sancionado pelo governador Paulo Câmara em 2017 o projeto de lei para a Assembleia Legislativa visando o reajuste do soldo da Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM PE 2018) e do Corpo de Bombeiro. Confira a tabela remuneratória:

 

Editais anuais concurso da PM PE 2018

Antonio de Pádua, secretário da Defesa Social de Pernambuco até o momento, afirmou que teremos o edital ainda este ano. A administração estadual comunicou que serão editais anuais ofertando 500 vagas com o objetivo de dar respostas mais rápidas para o combate à criminalidade do estado.

“É UM ESFORÇO QUE SE INTENSIFICARÁ AINDA MAIS EM 2018, COM A CHEGADA DE MAIS 1.322 POLICIAIS MILITARES JÁ NO PRIMEIRO TRIMESTRE E A PREVISÃO DE ABERTURA DE MAIS 500 VAGAS EM CONCURSO PÚBLICO. TAMBÉM TEREMOS UM REFORÇO SIGNIFICATIVO NA POLÍCIA CIVIL, COM NOVOS 140 DELEGADOS, 620 AGENTES E 90 ESCRIVÃES, ASSIM COMO NA POLÍCIA CIENTÍFICA, QUE CONTARÁ COM MAIS 139 PERITOS CRIMINAIS, 130 AUXILIARES DE PERITOS, 73 AUXILIARES DE LEGISTAS, 51 PERITOS DATILOSCOPISTAS E 40 MÉDICOS LEGISTAS. NO CORPO DE BOMBEIROS, MAIS 300 HOMENS E MULHERES IRÃO CONCLUIR O CURSO DE FORMAÇÃO ESTE ANO. É UM DOS MAIORES INVESTIMENTOS NO NOSSO EFETIVO, QUE NOS TRARÁ AINDA MAIS CONDIÇÕES DE COMBATER A CRIMINALIDADE E FORTALECER A SEGURANÇA PARA
A POPULAÇÃO DO NOSSO ESTADO”, COMPLETA O SECRETÁRIO.

De acordo com o governador Paulo Câmara, esse é o início de uma série de investimentos para priorizar a segurança pública em sua gestão, confiante de que essa decisão irá diminuir a criminalidade no estado.

“Esse cenário nos preocupa muito, mas essas ações vão nos dar respostas em breve para esse grave problema que aflige a população pernambucana”, afirmou o governador.

Último concurso PM PE

O último edital da PM PE foi realizado em 2016 pela IAUPE. Foram ofertadas 1.500 vagas para o cargo de soldado, sendo necessário nível médio completo. Na época, a remuneração era de R$ 2.319,88 e as provas foram realizadas em 29 de maio.

Matérias e divisão de questões do edital da Polícia Militar 2016

Os candidatos tiveram que responder 60 questões, sendo distribuídas da seguinte forma:

  • Conhecimentos de Língua Portuguesa: 15
  • Conhecimento de Matemática: 10
  • Conhecimentos de Geografia: 10
  • Conhecimentos de História: 10
  • Conhecimentos de Direitos e Garantias Fundamentais: 15

Não teve redação.

Conteúdo programático PM PE
1. LÍNGUA PORTUGUESA – Leitura e Interpretação de textos. Aspectos semânticos do vocabulário da língua (noções de polissemia, sinonímia e antonímia). Relações coesivas e semânticas (de causalidade, temporalidade, finalidade, condicionalidade, finalidade, comparação, oposição, adição, conclusão, explicação, etc.) entre orações, períodos ou parágrafos, indicados pelos vários tipos de expressões conectivas ou sequenciadores (conjunções, preposições, advérbios, etc.) Expressão escrita: divisão silábica, ortografia e acentuação (v. Reforma Ortográfica vigente). Traços semânticos de radicais, prefixos e sufixos. Pronomes de tratamento. Normas da flexão dos verbos regulares e irregulares. Formação de Palavras: Derivação, Composição, Hibridismo, etc. Efeitos de sentido decorrentes do emprego expressivo dos sinais de Pontuação. Padrões de concordância verbal e nominal. Padrões de regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicador de crase. Questões notacionais da língua: Por que, por quê, porque ou porquê; Mal ou mau; Mais ou mas; Meio ou meia; Onde ou aonde; Estar ou está. Figuras de linguagem.

2. MATEMÁTICA
 – Função; Progressão Aritmética; Progressão Geométrica; Juros simples e compostos; Análise combinatória; Probabilidade.
3. GEOGRAFIA – Formação territorial de Pernambuco. 1.1 Processos de formação. 1.2 Mesorregiões. 1.3 Microrregiões. 1.4 Regiões de Desenvolvimento – RD. 2. Aspectos físicos. 2.1 Clima. 2.2 Vegetação. 2.3 Relevo. 2.4 Hidrografia. 3. Aspectos Humanos e indicadores sociais. 3.1 População. 3.2 Economia. 3.3 O espaço rural de Pernambuco. 3.4 Urbanização em Pernambuco. 3.5 Movimentos culturais em Pernambuco. 4. A questão Ambiental em Pernambuco.
4. HISTÓRIA -Ocupação pré-colonial do atual Estado de Pernambuco:Ocupação Pré-Histórica de Pernambuco;Características socioculturais das populações indígenas que habitavam o território do atual estado de Pernambuco, antes dos primeiros contatos euro-americanos. A Capitânia de Pernambuco: a “Guerra dos Bárbaros”; a lavoura açucareira e mão de obra escrava; a Guerra dos Mascates; as instituições eclesiásticas e a sociedade colonial; Insurreição Pernambucana. A Província de Pernambuco no I e II Reinado: Pernambuco no contexto da Independência do Brasil;Movimentos Liberais: Confederação do Equador e Revolução Praieira;O tráfico transatlântico de escravos para terras pernambucanas;Cotidiano e formas de resistência escrava em Pernambuco;Crise da Lavoura canavieira;A participação dos políticos pernambucanos no processo de emancipação/abolição da escravatura. Pernambuco Republicano: Voto de Cabresto e Política dos governadores;Pernambuco sob a interventoria de Agamenon Magalhães; Movimentos sociais e repressão durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985) em Pernambuco;Herança afro-descente em Pernambuco;Processo político em Pernambuco (2001-2015).
5. CONHECIMENTOS DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS -Dos direitos e deveres individuais e coletivos; Dos Direitos Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos políticos; Dos Partidos Políticos

Para mais informações sobre concursos, dicas e organização de estudos, acompanhe-nos nas redes sociais: